Processo Seletivo

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O INGRESSO EM 2020-1.

I. INFORMAÇÕES GERAIS

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS) Stricto Sensu da Universidade Federal de Viçosa (UFV) oferece vagas para Mestrado (Magister Scientiae) e para Doutorado (Doctor Scientiae) nas seguintes áreas:

a) DISPOSITIVOS E SENSORES
b) FENÔMENOS CRÍTICOS DE EQUILÍBRIO E FORA DO EQUILÍBRIO
c) FÍSICA BIOLÓGICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL
d) PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES FINOS, COMPÓSITOS E NOVOS MATERIAIS
e) SISTEMAS COMPLEXOS
f) SISTEMAS MAGNÉTICOS E MATERIAIS MAGNÉTICOS NANOESTRUTURADOS
g) FÍSICA MATEMÁTICA E TEORIA QUÂNTICA DOS CAMPOS

A seleção de candidatos será realizada segundo critérios aprovados pela Comissão Coordenadora do PPGFIS, para posterior aprovação da referida Comissão e do Conselho de Pós-Graduação (CTP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UFV.

II. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Os candidatos ao Mestrado e Doutorado deverão inscrever-se e realizar a prova do exame Exame Unificado de Pós-graduações em Física (EUF). A nota obtida neste exame será usada como critério parcial no Processo Seletivo, como detalhado no item V abaixo.

O candidato ao Mestrado deverá possuir curso superior em Física (Bacharelado ou Licenciatura) ou áreas afins (Matemática, Química, Engenharias, dentre outras). É recomendável que, independentemente do curso superior concluído, o candidato tenha cursado uma ou mais disciplinas do ciclo profissional do curso de graduação em Física, tais como “Eletromagnetismo I”, “Física Quântica I” e “Física Estatística”.

O candidato ao Doutorado deverá possuir o título de Mestre em Física ou em áreas afins. A Comissão Coordenadora poderá dispensar o título de Mestre para a admissão no Doutorado, baseada em critérios de mérito acadêmico, em caso de candidatos com desempenho destacado.

Também poderá se inscrever no Processo Seletivo o candidato com curso de graduação ou mestrado em andamento, respectivamente, para o Mestrado e Doutorado, desde que esteja apto a concluir seu curso de graduação ou mestrado até o dia da matrícula para o período letivo, de acordo com o Calendário Escolar da Pós-Graduação da UFV. Somente o candidato que apresentar a documentação exigida nos prazos estabelecidos no calendário do processo seletivo para o semestre letivo terá a inscrição homologada pela Comissão Coordenadora do PPGFIS. O candidato se responsabiliza pela veracidade e autenticidade de todos os documentos e informações prestadas.

responsabiliza pela veracidade e autenticidade de todos os documentos e informações prestadas.

III. INSCRIÇÃO

As inscrições no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS) da UFV serão realizadas via internet. O candidato deverá se inscrever no:

EXAME UNIFICADO DE PÓS-GRADUAÇÕES EM FÍSICA (EUF)
(clique aqui para acessar o site)

Nota: A validade da nota obtida neste exame para nosso Processo Seletivo é de 03 (três) anos; não existe a obrigatoriedade de o candidato realizar a última edição disponível do EUF.

O candidato também deverá se inscrever no sistema da

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UFV (SISPPG-UFV)
(clique aqui para acessar o site).

O candidato, ao acessar o site da PRÓ-REITORA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UFV, deve atentar para o fato de a inscrição online ser efetuada em duas etapas:

ETAPA 1: Salvamento da inscrição:

Os dados são salvos a cada formulário lançado na tela. No final da inscrição, uma senha de finalização será enviada para o e-mail cadastrado, a qual será usada para finalização da inscrição e consultas futuras.

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário online, bem como deverão ser anexados os documentos exigidos, conforme as instruções contidas no sistema de inscrição da pós-graduação da UFV (SISPPG). O candidato deverá preencher o curriculum vitae, conforme formulário disponível no link “Inscrição – Download de documentos” do sistema de inscrição online. O currículo deverá ser anexado em “Documentos a enviar – curriculum vitae” no ato da inscrição online. Todos os documentos comprobatórios do curriculum vitae devem ser anexados em arquivo único no formato PDF e enviados em “Documentos a enviar – Documentos comprobatórios”.

ETAPA 2: Finalização da inscrição:

O lançamento de todos os dados é obrigatório e, após a finalização, a edição dos mesmos não é mais permitida.

Após a finalização da inscrição pelo candidato, é necessário que este acesse novamente sua inscrição e verifique a integridade dos documentos inseridos no sistema. As inscrições que apresentarem erro de preenchimento ou ausência de documentação obrigatória não serão homologadas pela Secretaria do PPGFIS. É de total responsabilidade do candidato acompanhar a sua inscrição pelo sistema SISPPG.

Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita os critérios de seleção estabelecidos pela Comissão Coordenadora do PPGFIS, sobre os quais não poderá alegar desconhecimento.

 IV. SOBRE A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UFV

Conforme Resolução 08/2019 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFV, o PPGFIS reservará 20% das vagas disponíveis no Processo Seletivo, por curso (Mestrado e Doutorado), para:
I) Candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), ou indígenas;
II) Candidatos que não se autodeclararem negros (pretos e pardos) ou indígenas e pessoas com deficiência.

No ato da inscrição o candidato deverá fazer opção por uma das modalidades de vagas reservadas à qual deseja concorrer.

A UFV adotará processo de heteroidentificação e de verificação de documentos dos candidatos negros (pretos e pardos), para validação da autodeclaração dos candidatos às vagas reservadas para negros (pretos e pardos) ou indígenas.

Da mesma forma a UFV, observando o disposto no art. 4º do Decreto nº 3.298, de 1999, na Lei nº 12.764, de 2012 e considerando pessoa com deficiência aquelas com visão monocular, adotará a verificação da condição de pessoas com deficiência, por meio de Comissão de Apuração da Deficiência.

Maiores detalhes a respeito da política da Ações Afirmativas da UFV podem ser consultados na Resolução 08/2019 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), disponível neste link.

V. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS AO MESTRADO E AO DOUTORADO

A seleção dos candidatos ao Mestrado e Doutorado será realizada com base nos seguintes critérios:

a) Nota obtida no Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF);

b) Análise do histórico escolar (graduação e mestrado, se for o caso);

c) Análise do curriculum vitae;

d) Entrevista, cuja data e horário será agendada com o candidato. Esta entrevista pode ser realizada presencialmente ou via internet (Skype, WhatsApp, etc), a critério do candidato. O objetivo da entrevista é avaliar a maturidade do candidato para o ingresso na pós-graduação, bem como conhecer sua(s) preferência(s) entre as linhas de pesquisa e possíveis orientadores do Programa.

Os candidatos aprovados segundo os critérios de seleção referidos no parágrafo anterior serão chamados de acordo com a ordem de classificação alcançada.

V. DISPOSIÇÕES FINAIS

É provável a obtenção de bolsas de estudo concedidas por órgãos de fomento (CAPES, FAPEMIG, CNPq). No entanto, o Programa possui uma cota de bolsas e as distribui por ordem de classificação dos candidatos selecionados.

VI. CRONOGRAMA

• Inscrições EUF 2019-2: 10/07/2019 a 04/08/2019.

Obs: Ao se inscrever é possível escolher o local de realização da prova, respeitando as datas do Edital EUF– 2019-2.

Obs: Caso o estudante tenha realizado o EUF em anos anteriores e queira aproveitar a nota para o Processo Seletivo, a validade do exame é de 03 anos.

• Inscrições no SISPPG-UFV: 16/09/2019 a 29/11/2019.
• Entrevista (presencial ou via internet): 02/12/2019 a 06/12/2019.
• Resultado final: 09/12/2019.
• Matrículas: 05/03/2020.
• Início das aulas: 09/03/2020.

VII. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

No ato de matricula, o candidato aprovado deverá atender às exigências do Capítulo V do Regimento de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFV, devendo apresentar os seguintes documentos:

(i) cópia autenticada do diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação (para o doutorado, exige-se, também, cópia autenticada do diploma de mestrado);

(ii) cópia autenticada do Histórico Escolar do curso de graduação, (para o doutorado exige-se, também, cópia autenticada do Histórico Escolar de mestrado);

(iii) curriculum vitae;

(iv) cópias dos documentos comprobatórios de todos os itens incluídos no curriculum vitae;

(v) cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

(vi) cópia da Carteira de Identidade;

(vii) cópia do Documento de Serviço Militar;

(viii) cópia do Título de Eleitor;

(ix) cópia do CPF;

(x) comprovante de pagamento da taxa de inscrição e

(xi) 01 foto 3×4.

Caso o candidato, no ato da inscrição, possuir apenas o certificado de conclusão do curso, será de sua responsabilidade apresentar posteriormente à Diretoria de Registro Escolar da UFV a cópia autenticada do seu diploma.

VIII. LINKS

Programa de Pós-Graduação em Física da UFV.
Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF).
SISPPG (Inscrições).
Boleto com a taxa de inscrição na UFV.

BUSCA NO SITE

Endereço

Departamento de Física – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Universidade Federal de Viçosa 

Av. Peter Henry Rolfs s/n – Campus Universitário – CEP: 36570 000 – Viçosa – MG
Telefone: 3612 6250 – Fax: 3612 6250 – E-mail: dpf@ufv.br

Secretaria de Pós-graduação
Fone:
 (31) 3612-6254
Fax: (31) 3612-6254
dpfpg@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress